Em 18 de abril nasceu Monteiro Lobato, lembrado muitas vezes somente como escritor de livros infantis, teve papel histórico também em outros setores, como na busca por petróleo em terras brasileiras. Seus personagens mais famosos são da obra "O Sítio do Pica-Pau Amarelo", que posteriormente virou série de TV. Nesta obra são retratadas diversas fábulas e lendas típicas do folclores brasileiro, como a Mula-sem-cabeça, a Cuca, o Saci-Prererê e outros personagens.
Para apresentar as personagens, que muitos alunos já conheciam, foi realizado um teatro na escola com a turma do 4o ano (professoras: Carol e Karina) contando parte da história do "Sítio do Pica-pau Amarelo".
As cores, os movimentos e a linguagem das personagens garantiram a atenção da garotada, envolvendo todos num clima de faz de conta.
|
Foto 1 |
|
Foto 2 |
Podemos chamá-lo de "Chave da Sabedoria", "Amigo que Fala" ou "Janela do Saber". É o melhor presente que se pode dar a uma criança, e é urgente que possamos ensiná-la a amar os livros.
VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LEITURA
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artísticas, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para a casa uma sacola contendo 1 livro de história infantil e uma ficha de leitura, onde terão que registrar e recontar a história, usando escrita, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.
Fotos: Alunos fazendo leitura no "Cantinho da Leitura".