quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Inclusão Social - Professora Sílvia Pereira

A presente postagem tem o objetivo de promulgar ideias relacionadas à inclusão social. Nesse sentido, aqui será abordado, de modo sucinto e prático, as atividades trabalhadas diretamente com o uso de adaptações do conteúdo pedagógico, muitas vezes, por meio de material reaproveitado.
As atividades com a aluna iniciaram em fevereiro de 2013. Atualmente, a mesma frequenta o 6º ano do ensino regular.
A discente é portadora da Síndrome de Down, com isso, apresenta dificuldades visuais e na linguagem compreensiva e expressiva. Na maioria das vezes, se expressa através de gestos e sons, pois são poucas as palavras que ela consegue proferir. Por isso, todas as atividades trabalhadas são por meio de materiais concretos adaptados, desenvolvidos pela professora, bem como recursos visuais ampliados, visando colaborar com o seu nível intelectual. Através dessas adaptações, a menina está tendo um bom desempenho nas atividades, conseguindo realizar algumas tarefas sem o auxílio da professora, tais como:
  • identificar e escrever algumas letras do seu nome (Figuras 1 e 3);
Figura 1
Figura 3
  •   identificar os numerais de 0 a 5 (Figuras 2, 9 e 27);
Figura 27
Figura 2
Figura 9
  • identificar algumas formas e cores (Figuras 20, 21 e 23);

    Figura 20
    Figura 23
    Figura 21
  • comparar as imagens do jogo dos opostos (Figura 4);
     
    Figura 4
  • juntar quebra-cabeças com no máximo 4 peças (Figuras 5 e 12);

    Figura 5
    Figura 12
















  • colocar alguns alimentos no seu prato e se alimentar sem o auxílio da professora (Figuras 6 e 7);

    Figura 6
    Figura 7
  • identificar as letras do alfabeto através de letras e imagens coloridas (Figuras 8 e 10);

    Figura 8
    Figura 10


  • localizar os desenhos nas sombras (Figura 11);
    Figura 11
  • montar bonecas articuladas (Figuras 13 e 18);


    Figura 13
    Figura 18
  • interagir em alguns trabalhos em grupos (Figura 14);

    Figura 14
  • identificar as cores e os nomes de alguns sinais de trânsito (Figura 15);


    Figura 15
  • personagens do seriado “Chaves”(Figura 28);

    Figura 28
  • colocar dia, mês e ano e as estações do ano no calendário (Figura 26); e

    Figura 26
  • contar quantidades através de objetos (Figuras 16, 17, 22, 24 e 25).

    Figura 16


    Figura 17








Figura 22
Figura 24


Figura 25


 Em relação às necessidades fisiológicas, é preciso acompanhar a menina até o banheiro, sendo que, a partir daí, ela consegue fazer uso do local sozinha.
Hoje, percebe-se que a aluna obteve um grande avanço no aspecto cognitivo e comportamental, comparando-se com o ano passado, em 2013, tempo em que a aluna apresentava maiores dificuldades de socialização e de interesse nas atividades propostas. Portanto, com os estímulos a estudante foi satisfazendo algumas expectativas no decorrer de 2013 para 2014.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PIBID na Escola!

O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da educação na escola pública. Nesse sentido, bolsistas acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia, desenvolveram projetos na escola durante o ano de 2013, com foco na pesquisa, leitura e interpretação.
Um dos projetos que foi implementado chama-se “Pesquisando com a Turma da Mônica”. As crianças assistiram ao filme “A turma da Mônica em: Uma Aventura no Tempo”, lançado em 2007, e dirigido por Maurício de Souza, que aborda temas relacionados aos quatro elementos, quais sejam: a terra, o ar, o fogo e a água, bem como aos tempos históricos. Após o filme, foram desenvolvidas leituras e pesquisas referentes à utilização, importância e cuidado para cada um dos elementos. As crianças ficaram conhecendo, também, sobre a história, conforme as épocas retratadas no filme. Portanto, aprenderam acerca dos diversos protagonistas (homens das cavernas, dinossauros, índios, etc.).

Uma das atividades de pesquisa contou com a experiência de construir um vulcão. Após o estudo sobre o elemento fogo e o período pré-histórico, com auxilio dos bolsistas, utilizando argila, detergente e corante, as crianças construíram um vulcão com o qual, inclusive, pode ser demonstrado, na prática, os efeitos de uma erupção.
Durante o ano de 2014, os bolsistas do PIBID continuarão desenvolvendo projetos e ações para melhorar e colaborar com os professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Boas Vindas!

É com imensa expectativa, prazer e boa vontade que todos os funcionários, da EEF Professor Fernando Valter, recebem alunos e alunas, pais, mães e responsáveis para o ano letivo de 2014.
Esperamos que esse ano seja construído de muita paz, conhecimento, compreensão, amor, solidariedade, bondade e respeito. Que todos e todas sejam reconhecidos(as) como seres humanos em busca de uma vida cada vez mais feliz e melhor, por meio de uma educação inclusiva, respeitando e crescendo com as diferenças que todos nós possuímos.

Nessa segunda-feira, 17/02/2014, os funcionários e funcionárias da EEF Prof. Fernando Valter recepcionam os alunos e alunas com uma brincadeira: "A Caça ao Tesouro". Os discentes fizeram buscas de "tesouros", a partir de pistas fornecidas pela ATP Fabiana, com o objetivo de descontrair e refletir sobre pensamentos e valores considerados importantes na construção do conhecimento, numa instituição de ensino.

Confira as fotos!





















































                                                                                                                     























Sites Úteis

.........